Início » Notícias » Nóbrega faz apresentação surpresa no Prêmio São Paulo de Literatura 2014

Nóbrega faz apresentação surpresa no Prêmio São Paulo de Literatura 2014

By Antonio Nóbrega | 11 novembro 2014 | Sem Comentários


premio sp de literaturaO multiartista Antonio Nóbrega, acompanhado de quarteto, realizou na noite de segunda-feira, dia 10/11, uma espécie de “show de bolso” para os presentes à cerimônia em que mais tarde foram revelados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2014, no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. A apresentação surpresa foi um convite da organização do evento.

Nóbrega entrou no palco ao violino tocando “Ponteio acutilado”, primeira composição sua para o Quinteto Armorial, grupo que integrou na década de 1970 a convite do escritor Ariano Suassuna, falecido em julho deste ano. “É um prazer estar aqui nesta festa dedicada à literatura, e para a qual escolhi apresentar canções do meu repertório que conversam com esse universo”, disse Nóbrega.

Nessa toada, o público apreciou não só o cantor-compositor como também o dançarino e instrumentista versátil. As canções apresentadas foram: “A filha do imperador do Brasil”, versão musicada de Nóbrega para o romance tradicional recriado por Suassuna; “Canudos”, com base no clássico de Euclides da Cunha; e “Romance de Riobaldo e Diadorim”, inspirado em “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa. Ainda fizeram parte do show as composições “O rei e o palhaço”, “Fervo” e “Galo de ouro”.

A premiação escolheu os melhores romances em língua portuguesa em todo o país publicados em 2013. Ana Luísa Escorel ganhou na categoria Melhor Livro do Ano com “Anel de vidro” (Editora Ouro Sobre Azul). Veronica Stigger venceu com “Opisanie swiata” (Cosac Naify) na categoria Melhores Livros do Ano – Autores Estreantes com mais de 40 anos, e Marcos Peres, na categoria Melhores Livros do Ano – Autores Estreantes com menos de 40 anos, com “O evangelho segundo Hitler” (Record).

FOTO: Edson Lopes Jr

PRINCIPAIS ASSUNTOS