Criações | Dança




PAI

Espetáculo, 2015

Desenvolver uma linguagem de dança a partir do diálogo criativo entre os dois grandes rios culturais que marcam a arte e cultura no Brasil – a tradição uropeia ou ocidental e a popular brasileira – esse é um dos objetivos erseguidos pelo criador Antonio Nóbrega desde 1970, e é dentro dessa perspectiva cultural que ele vem não só criando espetáculos de dança, como também de música e de teatro… {continuar lendo}

 



HÚMUS

Espetáculo, 2013

Húmus é o nome do espetáculo em que, dando nascimento à Cia Antonio Nóbrega de Dança, procuro dar continuidade ao meu projeto de criação em dança tomando como ponto de partida a assimilação e estudo das matrizes corporais presentes em inúmeras manifestações populares brasileiras. Esse universo de matrizes tem sido para o meu trabalho o chão sobre o qual se decantam inúmeras outras contribuições oriundas, principalmente… {continuar lendo}

 



NATURALMENTE

Teoria e jogo de uma dança brasileira
Espetáculo, 2009

Neste espetáculo, Antonio Nóbrega compartilha suas reflexões sobre a dança, expressão que considera tão particular quanto universal. Ele é acompanhado das bailarinas Maria Eugênia Almeida e Marina Abib, com quem divide as atuações e as criações coreográficas, e de oito músicos que se revezam entre variados instrumentos de corda, sopro, teclado e percussão, executando uma trilha rica em composição de timbres… {continuar lendo}

 



PASSO

Espetáculo, 2008

Em “Passo”, Antonio Nóbrega debruça-se sobre a questão: o que as danças têm de comum e o que têm de diferente? E responde unindo o que aprendeu — com o passista Nascimento do Passo, o mestre de Reisado Aldenir, o folgazão Salustiano, o puxante de cabocolinho Paulinho e tantos outros mestres e artistas populares — com o que observou e estudou sobre o “funcionamento” da dança clássica europeia, da dança contemporânea, do teatrodança balinês, do kabuki, dentre outras linguagens… {continuar lendo}

 



FIGURAL

Espetáculo, 1990

A partir de passos, posturas, coreografias e acrobacias aprendidos em anos de convívio com artistas populares brasileiros, Antonio Nóbrega foi criando uma extensa linguagem gestual e corporal brasileira. Todo esse trabalho ganhou forma em “Figural”, uma coletânea de arquétipos com que constroi uma dramaturgia e uma coreografia essencialmente brasileiras.

O multiartista reúne neste espetáculo diferentes personagens… {continuar lendo}

 



O REINO DO MEIO DIA

Espetáculo, 1989

Esta “suíte-bailado” para um solista é a representação simbólica do caráter ou espírito do povo brasileiro. Trata-se de um espetáculo que tenta responder à intrincada questão, como colocada por Antonio Nóbrega à época: muito embora o universo gestual e corporal desse bailado estejam conjugados a uma música, figurinos, desenhos e textos, é possível, sem cair no descritivo e no naturalista, sintetizar e revelar, ainda que precariamente, o que de modo difuso se insinua como espírito brasileiro? …{continuar lendo}