By Antonio Nóbrega | 25 junho 2016 | Sem Comentários
Série inédita tem produção da Grifa Filmes e direção de Mara Mourão. Episódio com participação do artista vai ao ar na TV Cultura no dia 29/07.
Foto Eliária Andrade
No dia 29 de junho, a partir da meia noite, a TV Cultura exibe mais um episódio da série Inspira.mov Brasil e Antonio Nóbrega é o convidado da semana. No programa, o artista pernambucano, radicado em São Paulo, destaca a descoberta da cultura popular brasileira na juventude e fala sobre como as manifestações lúdicas dessa cultura podem ser utilizadas para melhorar a vida no mundo contemporâneo.
O depoimento de Nóbrega ao projeto trata da iniciação do artistas na música por meio do violino, incentivado pelo pai, e a grande mudança de horizonte que atravessou no final da adolescência. Aos 18 anos, foi convidado pelo escritor Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. A partir de então, passou a desenvolver um enorme interesse pela música dos repentistas, o frevo, os maracatus, a capoeira, os brincantes de bumba meu boi etc. “Este mundo foi entrando pelos meus poros”, afirma.
Nóbrega destaca que se dedica a entender qual a função destas manifestações artísticas dentro do mundo contemporâneo no qual vivemos. “Eu tenho para mim que este universo tem um sentido que transcende a si mesmo”, afirma sobre o potencial transformador da cultura popular. “O meu tesouro é acreditar que dentro do mundo no qual a gente vive, junto de nós, existem pequenos resíduos, sinais de que o mundo pode ser diferente. Eu não sei se a gente vai ser capaz de transformá-lo. É provável que não, mas o provável talvez não seja sinônimo de impossível”.
Sobre o Inspira.move Brasil:
Ideias e comportamentos inspiradores são a matéria-prima da série inédita Inspira.mov Brasil. A Grifa Filmes – premiada produtora brasileira que comemora 20 anos em 2016 – criou o formato do programa para a TV. A direção é da premiada diretora de documentários e filmes Mara Mourão.
Com meia-hora de duração cada episódio apresenta os pensamentos inovadores fundamentais que nortearam as trajetórias profissional e pessoal de diversas personalidades brasileiras. Entra elas estão, além de Antonio Nóbrega, a cantora Negra Li, os artistas plásticos Elifas Andreato e Eduardo Srur, a filósofa Viviane Mosé, os empreendedores sociais Eduardo Lyra e Rodrigo Baggio, a sommelière de cervejas Cilene Saorin, os jornalistas Paulo Lima e Mauro Beting, o radialista Edgard Piccoli, o empresário da noite Facundo Guerra e a especialista em economia criativa Lala Deheinzelin. A série foi gravada no teatro Franco Zampari, da TV Cultura, em São Paulo. Os depoimentos são intercalados por imagens dos convidados nos locais onde desenvolvem suas atividades de criação e trabalho.