Início » Notícias » Antonio Nóbrega faz curso, podcast e palestras de incentivo à leitura gratuitos entre 26/05 e 29/07

Antonio Nóbrega faz curso, podcast e palestras de incentivo à leitura gratuitos entre 26/05 e 29/07

By Antonio Nóbrega | 19 abril 2021 | Sem Comentários


Educadores da rede pública e jovens artistas terão prioridade nas 25 vagas para o curso online

No dia 26 de maio, Antonio Nóbrega dará início ao projeto Velhas Rimas Novas, que tem entre os seus propósitos fomentar a leitura e a prática da poesia rimada brasileira por meio de podcasts, palestras e curso gratuitos.  A série de atividades foi contemplada pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Edital de Ações de Incentivo à leitura no estado de São Paulo.

Ao longo dos cinco séculos de formação do país foi sendo edificada no âmbito da cultura uma literatura constituída por um expressivo elenco de gêneros e modalidades poéticas. Se muitos dos fatos e acontecimentos narrados por meio dessa literatura poética caíram no esquecimento, o mesmo não se poderá dizer das estruturas e formas através das quais esses fatos e assuntos foram narrados e se difundiram pelo país, principalmente no meio rural.

Com este projeto, Nóbrega quer dar maior conhecimento e visibilidade a essas estruturas e formas, seja incentivando a sua prática lúdica nas atividades educativas, seja difundindo-as entre os artistas da palavra do país. “Nosso objetivo é dar uma função e significado mais amplos a esses gêneros e modalidades poéticas que, assim como o Rap e o Slam – tão em voga na atualidade – também têm vigor e substância para reivindicar  um mundo melhor, um mundo mais de todos e para todos”, explica o multiartista pernambucano.

Velhas Rimas Novas traz um conjunto de atividades online: curso, palestras de estímulo à leitura e podcasts.  

O curso  terá suas inscrições abertas até 14 de maio (http://bit.ly/NaRimaPROAC)e o processo seletivo vai dar prioridade a professores da rede pública e a jovens artistas. Os 25 alunos selecionados terão 10 aulas com Antonio Nóbrega  via zoom, uma por semana, em que irão trabalhar a escrita e improviso de versos da poesia rimada popular brasileira: quadras, sextilhas, setilhas, quadrões, carretilha de embolada, décimas de sete, de dez e de onze sílabas, entre outras. O último encontro será um sarau com os alunos e convidados. [Saiba Mais]

Os oito episódios do podcast trarão, para o público geral, depoimentos e criações de poetas, compositores e cantadores do país. Entre os convidados estarão Wilson Freire, Bráulio Tavares, Geraldo Amâncio, Marco Haurélio, Klévisson, entre outros.

As três palestras serão abertas e transmitidas pelo YouTube e serão dedicadas aos seguintes temas: Uma outra história cultural, Universo de leitura dos poetas populares e a Poesia rimada popular no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles.

Para acompanhar o projeto, siga @brincantenobrega no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube.

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR