MUNDO MÁTRIA



Voltar
Uma linha de tempo cultural popular brasileira

Desde os anos 1970, ao longo de todo o seu percurso como músico e dançarino, Antonio Nóbrega foi constatando que o mundo cultural popular brasileiro oferece um extraordinário campo de estudo e interpretação. Assim, veio gradativamente sistematizando uma reflexão sobre uma linha de tempo cultural popular do Brasil, para apresentá-la sob o formato de palestras-demonstrações, entremeadas por canções, danças e peças instrumentais de sua autoria, mas não só. A esse conjunto, o artista deu o nome de Mundo Mátria, uma linha de tempo cultural popular brasileira.

Seu objetivo com essas palestras — são quatro, de três horas cada — é tentar aproximar as pessoas, sensorial e intelectualmente, da natureza cultural do Brasil em toda a sua amplitude. O primeiro encontro é dedicado à própria linha de tempo cultural popular brasileira. O segundo, à literatura e à poesia populares; o terceiro, ao imaginário corporal popular; e o quarto, à música.

Quem sabe um melhor conhecimento e entendimento desse universo cultural não enseje novas práticas, caminhos e perspectivas de atuação para enfrentamento da desafiadora dinâmica sociocultural de nossa época?“, pergunta Nóbrega. Tanto na forma quanto no conteúdo, as aulas-espetáculos procuram, portanto, harmonizar o discurso com a performance, a teoria com a emoção.