Contrate




Música | SEMBA

Espetáculo em que Antonio Nobrega, junto a sete músicos e cinco bailarinos, faz uma viagem pelo mundo do samba.
Como se sabe, samba é uma palavra de muitos sentidos: dança, festa, cantoria, brincadeira, tudo é samba.
Em Semba – que em língua banto quer dizer umbigada – Nóbrega e seu elenco visitam diversas manifestações populares que guardam estreita relação com o samba
como o Jongo, o Coco, o Tambor de crioula, entre outras, bem como apresentam um representativo repertório de sambas clássicos de autores como Noel Rosa, Geraldo Pereira, Ismael Silva, Caymmi, Paulinho da Viola e Chico Buarque.
Um espetáculo de grande riqueza cênica,que procura engrandecer esse gênero que marca a identidade musical brasileira.

Ficha Técnica Fotos Contrate

Música | LUA

Show em que Nóbrega apresenta o legado musical de Luiz Gonzaga em toda sua diversidade. Acompanhado por sete versáteis músicos ele faz novas leituras de clássicos como Qui nem giló, Vida do viajante, Juazeiro, etc., interpreta canções pouco conhecidas como Facilita e Acauã, e executa músicas instrumentais, a exemplo de 13 de Dezembro e Araponga. O rei do baião, também conhecido pelo apelido de LUA, é homenageado não apenas como o grande compositor e intérprete nordestino — revelador e divulgador de inúmeros ritmos e gêneros musicais, como o xote, o xaxado, o chamego e, sobretudo, o baião – mas, sobretudo, como um dos grandes músicos fundadores da música brasileira de todos os tempos.
LUA foi criado em 2012, especialmente para celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Ficha Técnica Fotos Contrate

Música | RECITAL ARIANO

Um show em forma de recital em que Nóbrega homenageia o amigo, mestre e parceiro Ariano Suassuna por meio de romances, poemas, martelos agalopados, sambas, baiões, excelências, toques instrumentais, etc. Um repertório não só marcado pelo “mundo sertão”, tão caro à Ariano, mas também pela riqueza poética e musical brasileira tão presente em sua literatura.
Essa viagem musical vai passar por romances como A Nau Catarineta, A Filha do Imperador do Brasil, pelas canções O Rei e o Palhaço, Canudos e por peças instrumentais como Rasga, Ponteio Acutilado e Mourão, entre outras tantas obras inspiradas no onírico e multifacetado mundo literário de Ariano Suassuna. Essas canções e músicas instrumentais, algumas delas presentes nos Cds e Dvds de Nóbrega, serão entremeadas por falas, reflexões e histórias que marcam a convivência entre ambos e, sobretudo, refletem a visão de Nóbrega sobre o Cavaleiro da Alegre Figura, como ele gosta de se referir ao mestre. Embora o Recital se caracterize como um show, Nóbrega nele não se furta a exercitar o seu lado de dançarino, ator e de versátil instrumentista.

Ficha Técnica Fotos Vídeo Contrate

 

Música | ANTONIO NÓBREGA

Um show síntese do trabalho musical de Antonio Nóbrega. Nele estão presentes obras criadas desde quando integrava o Quinteto Armorial, em Recife, às canções mais recentes dos seus últimos trabalhos. Uma viagem onde o cantor, o multiinstrumentista, o dançarino e o ator Antonio Nóbrega interpreta baiões, choros, cocos, maracatus e frevos seus e de vários outros compositores da música brasileira de todos os tempos como Caymmi, Gonzaga, Nelson Cavaquinho, entre outros. Um show-espetáculo brincalhão, festeiro e ao mesmo tempo repleto de sutilezas. Um show em que a plateia também é convidada a participar cantando, dançando e cirandando.

Ficha Técnica Fotos Contrate

Dança | NATURALMENTE

Ao lado das duas bailarinas da Cia Soma, Maria Eugênia e Marina Abib, e mais sete músicos Antonio Nóbrega apresenta o seu premiado espetáculo Naturalmente – teoria e jogo de uma dança brasileira. Essa criação coreográfica também se reveste de uma caráter “pedagógico”, pois além das variadas performances de dança a serem apresentadas – solos, duos e trios – Nóbrega acondiciona também ao espetáculo considerações sobre uma dança brasileira contemporânea referenciada em matrizes populares. Abrindo o espetáculo um vídeo revela ao espectador o rico imaginário corporal popular brasileiro. É esse imaginário o ponto de partida da jornada que levará os três dançarinos numa viagem coreográfica marcada tanto pelo sensorial e lúdico quanto pelo reflexivo. Tendo a multidisciplinaridade como uma de suas mais marcantes características, em Naturalmente o artista pernambucano também se expressa por meio da música.

Ficha Técnica Fotos Contrate

Dança | Pai

Segundo espetáculo da Cia Antonio Nóbrega de Dança, PAI conta com a participação de sete bailarinos, além do próprio Nóbrega. Por meio do diálogo criativo entre o imaginário corporal popular brasileiro e o universo de procedimentos e princípios técnicos desenvolvidos pela dança ocidental, o artista tenta não só aprofundar a sua busca de uma dança brasileira contemporânea como levantar uma questão que há muito tempo o instiga. Ela é a seguinte: como o arquétipo do masculino, emblematizado pela figura paterna, se presentifica no mundo da cultura e da civilização brasileira? Presente? Ausente? É claro que um espetáculo de dança não pode responder literal e integralmente a essas questões, mas ele pode levantá-las, trazê-las à tona. Foi com esse objetivo que Nóbrega, junto aos bailarinos da companhia, criou as coreografias lúdicas, líricas, trágicas e brincalhonas que são apresentadas em PAI.

Ficha Técnica Fotos Contrate

Aula-Espetáculo | DA QUADRINHA AO GALOPE BEIRA-MAR

Aula-espetáculo em que Nóbrega narra o modo como foram se constituindo as várias formas e gêneros da poesia popular brasileira. Nesse relato, abrangendo um arco de tempo que vai do nascimento da nossa familiar quadrinha, na idade média portuguesa, à criação do Galope à beira-mar, no nordeste do Brasil, Nóbrega vai também apresentando um variado repertório de canções, tanto suas como de outros compositores e letristas, referenciadas nesse rico universo poético. Uma aula-espetáculo ainda em que Nóbrega procura conciliar reflexões sobre a cultura brasileira e a cultura contemporânea globalizada com momentos interativos, onde o público é convidado a participar cantando, palmeando ou mesmo dançando.

Ficha Técnica Contrate

Aula-Espetáculo | COM PASSO SINCOPADO

Por meio de performances, vídeos e falas, Nóbrega apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc. – com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente. Tomando ainda a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, Nóbrega em Com passo Sincopado, esboça também uma interpretação da cultura brasileira levando em conta tanto a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – quanto a popular – marginal e de substrato oral.

Ficha Técnica Contrate

PALESTRAS

As palestras versam sobre assuntos culturais, especialmente aqueles ligados ao mundo cultural popular brasileiro e sua relação com a cultura contemporânea globalizada.

Ficha Técnica Contrate

Oficinas | INTRODUÇÃO À DANÇA BRASILEIRA

Encontro prático e teórico sobre uma dança brasileira resultante do diálogo criativo das matrizes corporais presentes nas inúmeras manifestações populares brasileiras com o universo técnico e de procedimentos coreográficos das tradições ocidentais e orientais de dança. A oficina é oferecida em um formato de um encontro de três hora e meia e o curso dentro de uma carga variável de 6 à quinze horas. Para os cursos Nóbrega conta com um assistente. Destinado principalmente à dançarinos, atores e educadores.

Ficha Técnica Contrate

Oficinas | POESIA E ROMANCEIRO POPULARES BRASILEIROS

Encontro prático e teórico sobre a poesia e o romanceiro populares brasileiros. O objetivo do curso é tanto informar sobre um universo cultural ainda muito pouco conhecido, embora de grande riqueza simbólica e vitalidade artística, como propiciar a prática das formas e gêneros poéticos nele presentes.
A oficina é oferecida em formato de um encontro de três hora e meia e o curso dentro de uma carga variável de seis à quinze horas. Destinado especialmente a educadores, professores de literatura e português e artistas da palavra.

Ficha Técnica Contrate