Início » Releases » Antonio Nóbrega dedica seu novo espetáculo à poesia rimada

Antonio Nóbrega dedica seu novo espetáculo à poesia rimada

By Antonio Nóbrega | 22 abril 2019 | Sem Comentários


Em RIMA, o artista leva ao palco novas e autorais composições e relembra versos, canções e poemas de outros autores em seis apresentações no Itaú Cultural

Foto: Silvia Machado

As formas poéticas rimadas brasileiras são as grandes fontes de referência de RIMA, o novo trabalho de Antonio Nóbrega que estreia no Instituto Itaú Cultural no dia 03 de maio. Em seis shows, Nóbrega apresenta  composições inéditas e autorais – compostas em parcerias com os amigos letristas e poetas Bráulio Tavares e Wilson Freire – e relembra canções e poemas ligados ao imaginário poético popular brasileiro. Reunindo suas sextilhas, quadras, quadrões, galopes à beira mar, martelos agalopados, mourões e romances, o artista traz um repertório construído e guardado ao longo desses últimos anos em que se dedicava, prioritariamente, à construção de espetáculos ligados à dança.

Nóbrega afirma que uma de suas intenções com o RIMA é difundir a versátil gama de modelos de estrofes e rimas criados  pelos poetas populares, especialmente o da região sertaneja do nordeste brasileiro. “Desde que tomei conhecimento da poesia popular brasileira, logo percebi que ela configurava um edifício simbólico de muitos andares”. Esse conhecimento se deu tanto por meio da sua convivência com cantadores, emboladores e folheteiros quanto pela leitura das obras dos grandes escritores e documentadores da poesia popular como Leonardo Mota, Câmara Cascudo, Mário de Andrade, entre outros. Foi reunindo, portanto,  prática e estudo, conjugando-os ao seu talento de músico e compositor, que pode construir um misto de show, espetáculo, aula, sarau, recital… onde a grande estrela é a palavra a rimada. A palavra rimada que trata de questões e assuntos ligados tanto ao nosso universo individual quanto coletivo.

As apresentações estão marcadas para os dias 03, 04, 05/05 e 10,11 e 12/05 (sextas e sábados, às 20h, domingos às 19h). Nóbrega estará acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (cordas dedilhadas), Edson Alves, (cordas dedilhadas) Cléber Almeida (percussão e bateria), Léo Rodrigues (percussão e bateria), Olivinho (acordeom) e Zezinho Pitoco (clarinete, sax alto e zabumba). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes do espetáculo.

 

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971 Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

 

SERVIÇO

Antonio Nóbrega apresenta o show RIMA

03/05 sexta às 20h
04/05 sábado às 20h
05/05 domingo às 19h
10/05 sexta às 20h
11/05 sábado às 20h
12/05 domingo às 19h

Entrada Gratuita: retirada de ingressos 1h antes da apresentação

Itaú Cultural – Av Paulista, 149

 

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: livre

 

Acessibilidade

Temos duas bilheterias, uma delas é dedicada às pessoas que têm direito a atendimento preferencial e imediato, de acordo com a lei nº 13.146/15:

Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou intelectual)

Pessoas com mobilidade reduzida

Pessoas com idade a partir de 60 anos

Obesos, grávidas, lactantes e pessoas com criança de colo

Público preferencial: uma hora antes do início das atividades

Público não preferencial: uma hora antes do início das atividades, um ingresso por pessoa

O público preferencial pode trazer um acompanhante. Os dois ingressos devem ser retirados no mesmo momento na bilheteria preferencial.

 

FICHA TÉCNICA

Criação e atuação (voz, violino, violão e bandolim)

ANTONIO NÓBREGA

Direção musical, arranjos e cordas dedilhadas

EDMILSON CAPELUPI

Arranjos e cordas dedilhadas

EDSON ALVES

Bateria e percussão

CLEBER ALMEIDA/LEO RODRIGUES

Acordeom

OLIVINHO

Clarinete, sax alto e zabumba

ZEZINHO PITOCO

Iluminação e Cenário

MARISA BENTIVEGNA

Criação e projeção do vídeo-cenário

GRISSEL PIGUILLEM

Figurino

CHRIS AIZNER

Som

GUSTAVO VALE E TUCA PRADELLA

Roadie

ADILSON SANTOS

Projeto Gráfico e Artes

ÉRICA DE CARVALHO

Fotos

SILVIA MACHADO

Vídeos para divulgação

ALEXANDRE AMENDOLA e LEANDRO CAPRONI

Comunicação e assessoria de imprensa:

AGÊNCIA FERVO – PRISCILA COTTA e NARA LACERDA

Direção de Produção

THEREZA FREITAS

Produção

TRULÉU PRODUÇÕES

Realização

ITAÚ CULTURAL

 

Redes Sociais Antonio Nóbrega

www.fb.com/antonicarlosnobrega

www.instagram.com/brincantenobrega

www.antonionobrega.com.br

 

IMPRENSA ANTONIO NÓBREGA

Fotos em alta resolução, vídeos e agendamento de entrevistas

PRISCILA COTTA

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

11 98098.1978

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

 11 9 9643 3432

www.fb.com/agenciafervo

http://www.agenciafervo.com.br/

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR