Início » Blog » Um convite aos amantes da poesia rimada!

Um convite aos amantes da poesia rimada!

By Antonio Nóbrega | 28 janeiro 2019 | Sem Comentários


Leia a explicação abaixo e envie seus versos até dia 28/02

A quadrinha, quadra ou trova é a célula-mãe das demais estrofes que ensinarei a compor no curso Na Rima*, tanto por escrito quanto de modo repente.

O formato da quadra é bastante simples – todo mundo, na certa, deve estar lembrado do “Batatinha quando nasce…”, einh? Constituída de quatro versos (nome que se dá a cada linha de uma estrofe), cada um desses versos tem sete sílabas (a contagem das sílabas é só até a última sílaba tônica da palavra que termina a linha ). As rimas, chamadas de consoantes (em que há correspondência total de sons a partir da vogal da última sílaba tônica do verso), devem acontecerentre o segundo e o quarto versos.

O poeta Fernando Pessoa, que sempre gostou de escrever quadras, nos deixou uma coletânea com o sugestivo nome de “Quadrinhas ao gosto popular”. Das mais de cem que escreveu, peguei a seguinte:

O que sinto e o que penso  
de ti é bem e é mal.  
É como quando uma xícara  
tem o pires desigual.

Observem como o que escrevi acima se encaixa na estrofe.

Pois bem, a paradinha é a seguinte: enviem as suas quadrinhas para o e-mail oie@agenciafervo.com.br até dia 28/02; aquelas que mais “pegarem” a mim e a minha equipe, iremos mostrar no meu site e Face ao longo deste mês. Topam?

Reservo ainda para esse certame surpresas que só serão reveladas mais para frente. Vamo-que-vamo!

Quanto ao tema das quadrinhas,

amigo, fique à vontade.

Basta escolher um assunto

plugado a sua verdade…


Abraço
/Nobrega

* O curso NA RIMA, que irei dar no Brincante, acontece entre 19h30 e 22h das segundas-feiras do primeiro semestre, a partir de 11 de março.  Matrículas abertas: http://bit.ly/CursoNaRima

FACEBOOK

FLICKR