Início » Notícias » Antonio Nóbrega e Rosane Almeida levam Ocupação Brincante a Coimbra, Portugal

Antonio Nóbrega e Rosane Almeida levam Ocupação Brincante a Coimbra, Portugal

By Antonio Nóbrega | 10 setembro 2018 | Sem Comentários


Com oficinas e aulas-espetáculo, o casal de artistas inaugura o Espaço Brincante, iniciativa de formação para artistas na Cena Lusófona.

 

  Os fundadores do Instituto Brincante, Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, estarão em Coimbra – Portugal, na última semana do mês de setembro, para uma série de oficinas e aulas-espetáculo. A “Invasão Brincante” é um projeto colaborativo entre a companhia de Teatro Escola da Noite – que tem mais de 25 anos de atuação – e a Cena Lusófona – organização que se dedica ao intercâmbio teatral na comunidade dos países de língua portuguesa.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, Nóbrega apresenta a oficina ‘Tirando Versos na Rima’, que trata da origem, desenvolvimento e características do universo da poesia oral e popular brasileira. Além disso, ele leva a Coimbra as aulas-espetáculo Mátria’ (30/09) e ‘Com Passo Sincopado’ (29/09), respectivamente uma leitura sobre o imaginário cultural popular do Brasil – a partir das matrizes de procedência índio-africana-ibero popular – e um passeio pela formação da dança no país.

Rosane Almeida apresenta a oficina ‘Uma Linguagem Brasileira de Dança’, entre os dias 25 e 28 de setembro. Ela leva ao público uma introdução à prática de uma dança resultante do encontro de matrizes corporais populares brasileiras com o universo formal e técnico da tradição ocidental de dança. (Veja programação completa ao fim do texto).

 

António Nóbrega e Rosane Almeida
Antonio Nóbrega e Rosane Almeida fundaram juntos o Instituto Brincante, espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas brasileiras, que fica na cidade de São Paulo. Com oficinas, aulas, espetáculos, debates, projetos sociais e diversos outros eventos, o Brincante celebra a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade.

Nascido em 1952, em Recife – Pernambuco, Nóbrega iniciou sua carreira artística na música, com o violino. Entre as décadas de 1960 e 1970, ele integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Recife e o Quinteto Armorial, grupo criado por Ariano Suassuna e precursor na criação da música de câmara brasileira de raízes populares. Ao longo de sua trajetória, Nóbrega integrou a dança, o teatro e outras linguagens ao seu repertório e já apresentou diversos espetáculos no Brasil, em Portugal, na Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França.
Rosane Almeida conheceu a arte circense aos 17 anos e atua também nas artes cênicas e na dança. A Atriz, bailarina, educadora e musicista se dedica ao estudo da diversidade cultural do país e à valorização de seu imaginário e universo simbólico. Há mais de vinte anos frente à coordenação pedagógica do Instituto Brincante, Rosane é idealizadora e responsável por diversas frentes de ação. Ela ministra oficinas e é autora de espetáculos, sempre com foco na reafirmação da crença no poder transformador da educação, quando aliado ao vasto universo da cultura popular.

Serviço
“Ocupação” Brincante
Com António Nóbrega e Rosane Almeida
Coimbra,  Portugal 25 a 30 de Setembro de 2018


DANÇA | OFICINA
Uma Linguagem Brasileira de Dança
Rosane Almeida
25 a 28 de Setembro de 2018
terça a sexta-feira, 14h00-16h30
duração total: 10 horas
destinatários/as: intérpretes de artes cênicas; alunos/as e professores/as do ensino artístico; educadores/as, público em geral

POESIA | OFICINA
Tirando Versos na Rima
António Nóbrega
25 a 28 de Setembro de 2018
terça a sexta-feira, 17h00-19h30
duração total: 10 horas
destinatários/as: escritores/as, poetas, rappers, educadores/as, animadores/as culturais, professores de literatura e português, alunos/as e professores/as do ensino artístico, público em geral

DANÇA | AULA-ESPETÁCULO
Com Passo Sincopado
António Nóbrega
29 de Setembro de 2018
Sábado, 22h00


MÚSICA/POESIA | AULA-ESPETÁCULO
Mátria
António Nóbrega
30 de Setembro de 2018
Domingo, 16h00

Saiba mais em: http://bit.ly/OcupacaoBrincante_Coimbra

 

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR