Início » Releases » Antonio Nóbrega apresenta homenagem a Ariano Suassuna em São José dos Campos

Antonio Nóbrega apresenta homenagem a Ariano Suassuna em São José dos Campos

By Antonio Nóbrega | 6 setembro 2017 | Sem Comentários


Artista é uma das atrações da programação da Festa Literomusical do Parque Vicentina (FLIM). Nóbrega  participa também de uma mesa literária com o escritor Marcelino Freire.

Imagem: Woofler

 

No próximo dia 11/11 (sexta-feira) Antonio Nóbrega estará em São José dos Campos apresentando o espetáculo Um Recital Para Ariano, como parte da programação do Festival Literomusical do Parque Vicentina Aranha (FLIM). Nóbrega leva ao palco toda a diversidade de suas performances em homenagem ao dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira. A apresentação é composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, que de alguma forma estão marcados pela presença da Ariano. Além disso, o artista participará também de uma das mesas literárias da festa, acompanhado do curador da FLIM e escritor, Marcelino Freire

“Já lá se vão mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais.  Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental.” Afirma Nóbrega.

Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances A Nau Catarineta, A Filha do Imperador do Brasil, pelas canções O Rei e o Palhaço e Canudos e pelas peças instrumentais Rasga e Ponteio Acutilado. Ele estará acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Cleber Almeida (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão)  e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

SOBRE A FLIM

Em sua quarta edição a FLIM, Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e segue o seu percurso inicial em realizar uma Festa Literomusical para explorar os desafios do fomento à leitura com a música e a poesia compondo sua programação. Assim como as edições anteriores, a FLIM 2017 contará com três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita com mesas literárias onde escritores e especialistas se encontram para debater temas da atualidade sob mediação de um convidado; shows musicais, teatro, atividades lúdicas como caminhadas poéticas e contações de histórias para crianças, lançamento de livros, saraus e oficinas atraem a participação do público juvenil, somando mais de 50 atividades num fim de semana.

Como marca de sua contemporaneidade a FLIM 2017 elege o tema Translinguagens, que representa uma síntese das várias formas da linguagem, atravessando a literatura, se conectando a outros meios de expressão, envolvendo a arte escrita, desenhada, pintada, expressa com tinta, com palavras, com o corpo. A FLIM é democrática com 100% de acesso gratuito às suas atividades e é inclusiva, viabilizando a participação de portadores de deficiência auditiva, visual ou motora. A programação é impressa em braile e todas as mesas de reflexão tem tradução em libras.

 

SERVIÇO

FLIM 2017

Um Recital para Ariano – de Antonio Nóbrega

Data: Sexta-feira – 15/09

Horário: 20h30

Mesa Literária com Marcelino Freire

Data: Sábado – 16/09

Horário: 10h

Local: Parque Vicentina Aranha

Rua Prudente M Moraes, 302 – Vila Adyana (Ver no mapa)

Informações:

https://www.facebook.com/flim.sjc/

ENTRADA FRANCA PARA TODA A PROGRAMAÇÃO

 

IMPRENSA ANTONIO NÓBREGA

PRISCILA COTTA

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

+5 11 97028.2187

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

+55 11 9 9643 3432

MANU LEITE

manu.leite@agenciafervo.com.br

55 11 9 96705 1121

www.fb.com/agenciafervo

http://www.agenciafervo.com.br/

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

 

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR