Início » Notícias » Antonio Nóbrega se dedica a livro sobre a dança brasileira

Antonio Nóbrega se dedica a livro sobre a dança brasileira

By Antonio Nóbrega | 23 junho 2017 | Sem Comentários


Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança é tanto um livro autobiográfico quanto pedagógico e de natureza histórica. O lançamento da obra, que vem acompanhada de CD e DVD, previsto para 2018, será marcado por uma aula-espetáculo sobre o tema no Instituto Brincante.

 

@SilviaMachado

O artista e pesquisador Antonio Nóbrega está preparando o livro Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança. A obra é fruto de anos de assimilação e estudo das danças populares brasileiras e da prática formal da dança. Nas palavras do próprio Nóbrega: “Para desenvolver uma poética em relação à dança brasileira, parti do princípio de que ela deveria ser uma síntese do imaginário matricial popular com o conjunto de procedimentos técnicos e formais da cultura da dança ocidental.”

Na obra o artista relata o processo de assimilação e estudo das danças e manifestações cênico-populares brasileiras, revela a exuberância do léxico popular, suas características, seus procedimentos.  Segundo ele: “O que denomino de dança brasileira se situa numa espécie de linha imaginária que procura equilibrar, de modo complementar e não conflituoso, o que de melhor teriam a cultura ocidental e a popular no campo da dança para nos oferecerem.”

No livro, dividido em três eixos temáticos, Nóbrega disserta sobre a gênese das danças e manifestações cênicas de expressiva presença corporal e realiza também uma pequena viagem de apresentação pelas principais linguagens de dança codificadas existentes no ocidente e no oriente.

O livro será acompanhando de um CD e de um DVD – material didático voltado para estudantes, pesquisadores, arte-educadores, instituições de ensino e interessados no tema. Além disso, Antonio Nóbrega vai ministrar, no Instituto Brincante, uma aula-espetáculo baseada na obra. A intenção é trazer o público para mais perto não só da dança, mas da cultura brasileira em geral.

Para as gravações do CD e do DVD Nóbrega contou com a presença dos bailarinos Alisson Lima, Antonio Meira, Letícia Doretto, Maria Eugênia Almeida, Marina Abib e Michelle Rodrigues, artistas com trajetórias marcadas pela intimidade com a cultura brasileira.

Antonio Nóbrega afirma: “O Brasil é um país-confluência de dois imensos mananciais culturais. Se quisermos sentir e compreender o país em toda a sua profundidade, plenitude e grandeza cultural, teremos de levar em conta essas duas grandes linhas de tempo cultural que o conformam.” Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança é um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014 e tem realização da Funarte – Ministério da Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR