Início » Releases » Antonio Nóbrega se apresenta em Brasília

Antonio Nóbrega se apresenta em Brasília

By Antonio Nóbrega | 26 março 2016 | Sem Comentários


Artista leva ao palco uma reflexão sobre os caminhos da dança na cultura brasileira. Aula-espetáculo Com Passo Sincopado está na programação do I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural.

brasilia

O desenvolvimento da dança na cultura popular brasileira é tema da aula-espetáculo Com Passo Sincopado, idealizada e ministrada pelo artista Antonio Nóbrega. No dia 02 de dezembro (quarta-feira) ele apresenta o espetáculo no I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural – na Funarte Brasília. Acompanhado dos bailarinos Alison Lima e Maria Eugênia Almeida, Nóbrega revela  passos, saltos, giros e  gingados – uma tentativa de aproximar o público, sensorial e intelectualmente, do rico universo cultural popular.

 

Por meio de performances, vídeos e falas, o artista apresenta a sua visão sobre a dança brasileira contemporânea – sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares, com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente. Ainda tomando a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, o artistas esboça uma interpretação da cultura brasileira, levando em conta sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – e  popular – marginal e de substrato oral.

 

Nas palavras do próprio artista: “Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 70, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.”

 

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

 

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

 

SOBRE O I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL:

 

O I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural,  será realizado de 1º a 3 de dezembro, em Brasília (DF). O objetivo do evento é impulsionar a construção de uma política nacional voltada à formação em arte e cultura. Um dos principais temas do seminário será a constituição de uma ampla rede de formação artística e cultural, capaz de articular tanto a rede formal de ensino quanto as diversas escolas livres de arte de todo o Brasil. O intuito é, a partir dessa rede, ampliar a qualidade e o acesso aos cursos.

 

Realizado na Funarte Brasília e na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello – Clube do Choro, terá a participação de gestores públicos, profissionais de cultura e educação, artistas, mestres de culturas populares e representantes de movimentos sociais. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

SERVIÇO:

Com passo sincopado – Aula-espetáculo de Antonio Nóbrega

Quando: Quarta-feira, 02/12, 17h30

Onde: Teatro Plínio Marcos – Funarte (Ver no mapa)

ENTRADA FRANCA

Inscrições gratuitas: http://www.cultura.gov.br/snfac ou retirada de ingressos com duas horas de antecedência na Sala Funarte

 

IMPRENSA:

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

  1. +55 11 9 9643 3432

www.fb.com/agenciafervo

http://www.agenciafervo.com.br/

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR