Início » Releases » Antonio Nóbrega encerra ano marcante com show gratuito, ciranda e exibição do filme ‘Brincante’ ao ar livre, no Ibirapuera

Antonio Nóbrega encerra ano marcante com show gratuito, ciranda e exibição do filme ‘Brincante’ ao ar livre, no Ibirapuera

By Antonio Nóbrega | 26 março 2016 | Sem Comentários


Em 2014, artista viu instituto que fundou com mulher ser ameaçado pela especulação imobiliária na Vila Madalena e teve obra retratada no cinema; programação ocorre no dia 20/12

IBIRAPUERA
Foto do filme Brincante, de Walter Carvalho, em cartaz nos cinemas: https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/15656069181/in/set-72157648619532280

 

Às vésperas do Natal, no dia 20 de dezembro, às 19 horas, o músico, compositor e dançarino Antonio Nóbrega sobe ao palco da área externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, para comandar um show gratuito, cirandas e a exibição de “Brincante”, novo filme de Walter Carvalho sobre a sua trajetória. A programação – também um presente para São Paulo, que acolheu o pernambucano mais de 30 anos atrás – será a última da agenda em um ano que termina como um dos mais marcantes da carreira do multiartista. Este também será o último evento do ano do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

 

No primeiro semestre, Nóbrega e sua mulher, a atriz e dançarina Rosane Almeida, foram notificados a desocupar o Instituto Brincante, teatro e centro de cultura brasileira que fundaram 22 anos atrás no número 428 da rua Purpurina, na Vila Madalena, sob pena de ajuizamento de ação de despejo. Era a especulação imobiliária no bairro chegando também ao espaço cultural. Seguiram-se meses de disputa judicial, acompanhada de mobilização nas redes sociais com a campanha #ficabrincante – que levou, em setembro, 10 mil pessoas à mesma área externa do Auditório Ibirapuera, onde se formou uma imensa ciranda.

 

O desfecho para o Brincante foi decidido em audiência no último dia três de dezembro: o instituto manterá seu funcionamento no mesmo local durante todo o ano de 2015, ao final do qual mudará para um imóvel vizinho, de propriedade de Nóbrega e Rosane, onde atualmente funcionam áreas administrativa e de documentação das atividades do multiartista. O casal ainda planeja formas de levantar fundos para o empreendimento. Desde setembro, o Brincante é considerado patrimônio imaterial pelo Conpresp, o órgão municipal de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

 

Coincidentemente, a decisão ocorreu na véspera da estreia do longa-metragem “Brincante”, que chegou aos cinemas brasileiros no dia quatro de dezembro e teve pré-estreia na capital paulista em novembro, mesmo mês de aniversário do Instituto Brincante. “A vida parece ter suas próprias estratégias, tão sutis e alheias à nossa lógica”, já comentava Rosane na sessão de gala, que lotou quatro salas do Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca.

 

Nos meses anteriores, o misto de documentário e ficção produzido pela Gullane foi também exibido no Festival do Rio 2014 e na 18ª Mostra Internacional de São Paulo. O longa é dedicado a Ariano Suassuna, falecido em julho, de quem Nóbrega era muito próximo. Foi do escritor que recebeu, no início da carreira, o convite para fazer parte do Quinteto Armorial.

 

O ano de 2014, portanto, vai chegando ao fim como um dos mais marcantes na história do artista. Ainda mais se levando em conta que, em fevereiro, foi o homenageado do Carnaval do Recife, ao lado do Frevo, ritmo do qual é considerado embaixador. Destaque também para sua discografia ter sido colocada neste ano na internet – em sites de streaming como Deezer, Grooveshark, Soundclud e Youtube – e à aula-espetáculo “Com Passo Sincopado”, recentemente apresentada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP).

 

Serviço:


Show de Antonio Nóbrega, ciranda e exibição de “Brincante”

Data e horário: 20/12, a partir das 19 horas

Local: Área externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

 

Materiais:

Fotos da “Brincada” em setembro de 2014: https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/sets/72157646181238514/

Fotos de Nóbrega 2014 – shows, aula-espetáculo, carnaval:

https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/sets/72157646967855899/

Fotos Instituto Brincante:

https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/sets/72157645998251072/

Filme – releases, press-book, fotos em alta:

http://www.agenciafebre.com.br/brincante

 

Redes sociais:

Brincante, o Filme: https://www.facebook.com/BrincanteOFilme

Antonio Nóbrega: https://www.facebook.com/AntonioCarlosNobrega

Instituto Brincante: https://www.facebook.com/brincante.institutobrincante

Auditório Ibirapuera: https://www.facebook.com/auditorioibirapuera

 

Assessorias de imprensa:

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

Priscila Cotta

(11) 97028-2187

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

Denize Guedes

(11) 99547-7073

denize.guedes@agenciafervo.com.br

Caroline Zeferino

(11) 3629-1017 | 96461-0346

imprensa@auditorioibirapuera.com.br

 

Agência Febre

Ciro Bonilha

ciro.bonilha@agenciafebre.com.br

Catia  Rejane

catia.rejane@agenciafebre.com.br

Alice Pereira

alice.pereira@agenciafebre.com.br

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR