Início » Releases » Antônio Nóbrega em grande festa gratuita na despedida do Instituto Brincante

Antônio Nóbrega em grande festa gratuita na despedida do Instituto Brincante

By Antonio Nóbrega | 26 março 2016 | Sem Comentários


Artista e  convidados se apresentam no dia 22 de novembro. O Instituto se prepara para mudar de sede, após uma campanha que reuniu milhares de pessoas em prol da arte e da cultura.

despedida

 

Esta é para ficar na memória: o artista Antonio Nóbrega e convidados fazem uma grande festa de despedida na antiga sede do Instituto Brincante, na Vila Madalena, em 22 de novembro. A data coincide com o aniversário de 23 anos do teatro-escola, que se tornou um dos símbolos culturais de São Paulo, e correu risco de encerrar as atividades após sofrer ação de despejo por conta da especulação imobiliária. “A ideia é fazer um misto de show e festa com dança, música, circo e com convidados que fizeram parte desta história”, afirma Nóbrega.

As apresentações com entrada franca começam às 17h. Nóbrega brinda o público com um apanhado de canções dos seus vários espetáculos. As histórias do Instituto e do artista caminharam muito próximas nas últimas duas décadas. Por essa razão, o show promete ser marcante. Estão previstas cenas teatrais com a participação de Rosane Almeida – co-fundadora do Instituto, atriz, arte-educadora e mulher de Nóbrega – e músicas dos espetáculos Na Pancada do Ganzá (1995), Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, entre outros.

Em seguida, será a vez da Sambada, apresentação de músicas e danças conduzidas  pelos  professores e alunos do Brincante. O encerramento fica por conta do Forró do Zé Pitoco em clima de festa dançante. O músico é um dos principais integrantes e arranjadores do grupo de Antônio Nóbrega.

Nóbrega e Rosane Almeida têm motivos para comemorar. Após o risco de encerramento das atividades, foi realizada uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou mais de R$ 100 mil. As obras do novo espaço já começaram, com previsão para serem concluídas em maio de 2016. “A festa  será um belo rito de passagem”, diz Rosane. Mais que lembranças, Nóbrega e Rosane celebrarão as mudanças, os novos ventos e especialmente, o engajamento da comunidade  para manutenção do espaço.

Histórico da campanha Fica Brincante:

No primeiro semestre de 2014,  o casal de artistas Antonio Nóbrega e Rosane Almeida recebeu uma notificação para que o espaço onde funciona o Instituto Brincante fosse desocupado, sob pena de ajuizamento de ação de despejo. Seguiram-se meses de disputa judicial, acompanhada de mobilização nas ruas e redes sociais com a campanha #FicaBrincante.

O ponto alto foi uma imensa ciranda que reuniu 10 mil pessoas na área externa do Auditório Ibirapuera, em agosto. No mesmo mês, junto com outros 22 teatros de rua, o Brincante foi considerado patrimônio imaterial pelo Conpresp, o órgão municipal de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

O desfecho sobre a questão do imóvel foi decidido em dezembro de 2014 pela justiça. O Brincante precisa deixar o local onde funciona atualmente até o fim de 2015.  Diante dessa determinação, a sociedade se mobilizou para garantir a construção de uma nova sede para o Instituto. Uma campanha de financiamento coletivo foi criada e arrecadou R$ 107 mil reais em 60 dias.

A nova sede do Brincante ficará ao lado do local onde o Instituto funciona atualmente. Duas casinhas na Rua Purpurina, de propriedade de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, serão reformadas para abrigar o teatro escola. Além das doações da comunidade, a reforma será viabilizada graças ao apoio do Instituto Alana. O projeto arquitetônico foi cedido pelo arquiteto Thiago Bernardes.

Enquanto o novo espaço não fica pronto, o Instituto Brincante está a procura de um lugar provisório para abrigar os cursos A Arte do Brincante para Educadores e a Formação de Jovens Brincantes. Na atual estrutura, cada um dos cursos abriga cerca de 40 alunos. Os parceiros interessados podem entrar em contato com o Instituto Brincante.

 

SERVIÇO

INSTITUTO BRINCANTE – Rua Purpurina, 428 – Vila Madalena – SP
Dia 22 de novembro, a partir das 17h
ENTRADA FRANCA – RETIRADA DE INGRESSOS COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA.

Telefone: 3816-0575

 

IMPRENSA:

JHONY ARAI

jhony.arai@agenciafervo.com.br

  1. +55 1197130-3335

www.fb.com/agenciafervo

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

  1. +55 11 9 9643 3432

www.fb.com/agenciafervo

http://www.agenciafervo.com.br/

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

 

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR