Início » Releases » ANTONIO NÓBREGA APRESENTA NOVO ESPETÁCULO

ANTONIO NÓBREGA APRESENTA NOVO ESPETÁCULO

By Antonio Nóbrega | 26 março 2016 | Sem Comentários


Em Pai, artista propõe uma união lúdica do imaginário corporal brasileiro com a dança ocidental

A Cia Antonio Nóbrega de Dança estreia PAI  no dia 8 de maio no Festival O Boticário na Dança, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em São Paulo.

No espetáculo, o artista desenvolve uma nova linguagem de movimentos a  partir do diálogo entre a tradição da dança ocidental e a identidade cultural brasileira.

“No caso específico da dança, o casamento entre essas duas linhagens culturais se dá através do cruzamento do imaginário corporal popular brasileiro – passos, giros, gingados, saltos, molejos etc. – com o amplo  mundo de procedimentos e princípios técnicos desenvolvidos pela dança  ocidental”, explica Nóbrega.

Em PAI,  ele aprofunda a pesquisa que faz desde a década de 70 em torno do gestual e dos movimentos da cultura popular brasileira. Desta vez, Nóbrega amplia o dinamismo lúdico das matrizes populares. O palco se transforma em um enorme tabuleiro de jogo, onde o grupo de dançarinos brinca com saltos, piruetas, giros, gingados, meneios e molejos.

Em  meio a essas expressões, o espetáculo propõe um questionamento principal: nas diversas instâncias da sociedade e da cultura brasileiras, não viveria o país a ausência da verdadeira figura paterna?  Ou seja, onde estaria a figura do pai que cuida e zela pela continuidade da identidade nacional?

PAI  é um espetáculo concebido e dirigido por Antônio Nóbrega, com coreografia idealizada em conjunto com os bailarinos da companhia.  

A CIA. ANTONIO NÓBREGA DE DANÇA

Nasceu extraoficialmente com o espetáculo Passo, em 2007. Sua segunda montagem,  naturalmente, foi premiada pela APCA como Melhor Pesquisa em Dança de 2009. Foi com Humus que o artista criou oficialmente a companhia em 2011. O trabalho da companhia mostra uma fusão da tradição europeia com a cultura popular brasileira, presente em movimentos de frevo, capoeira, congada. Foi por conta desse trabalho que Nóbrega ganhou, em 2013, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura..

ANTONIO NÓBREGA

Natural do Recife, começa a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna  convida-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passa a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles:Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus,  entre outros. Recebeu inúmeros prêmios: entre eles, Shell de Teatro, Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com  seus espetáculos, o artista tem viajado para inúmeros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem doze CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida — atriz, bailarina  e sua mulher — o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

O BOTICÁRIO NA DANÇA

O Festival O Boticário na Dança chega a sua terceira edição com apresentações nas cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 6 e 10 de maio. Parte da plataforma de patrocínios O Boticário na Dança, o evento reúne alguns dos mais respeitados grupos brasileiros e internacionais, www.oboticarionadanca.com.br.

Produzido pela Dueto Produções, o Festival O Boticário na Dança tem ingressos a reços populares, que variam de R$ 20 a R$60, dependendo da praça e dos setores do teatro.

 

ESPETÁCULO PAI

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Antonio Nóbrega

Assistência de Direção: Letícia Doretto

Coreografia: Antônio Nóbrega e bailarinos-criadores da companhia

Música: Antonio Nobrega, Leo Gorosito e Rafael Alberto

Vídeo-cenário: Rafael Frazão

Figurinos: Eveline Borges

Iluminação: Marisa Bentivegna

Fotos: Silvia Machado

Preparação corporal: César Deleon

Direção de produção: Thereza Freitas

Palco: Wanderley D. Lasco

Coordenação Artística e Produção: Brincante Produções

 

Bailarinos-criadores:

Antonio Nóbrega

Alisson Lima

Antonio Meira

Flaira Ferro

Letícia Doretto

Luciano Fagundes

Mika Rodrigues

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

PRISCILA COTTA

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

  1. +55 11 97028.2187

 

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

m. +55 11 9 9643 3432

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR