Início » Notícias » Antonio Nóbrega leva discussão sobre dança e cultura popular à cidade de Goiás

Antonio Nóbrega leva discussão sobre dança e cultura popular à cidade de Goiás

By Antonio Nóbrega | 26 outubro 2015 | Sem Comentários


15844324705_082c9194de_o

O desenvolvimento da dança na cultura popular brasileira é tema da aula-espetáculo Com Passo Sincopado, idealizada e ministrada por Antonio Nóbrega. No dia 04 de novembro (quarta-feira) ele apresenta o espetáculo no XVIII Festival de Arte de Goiás – que acontece na Cidade de Goiás. Acompanhado do bailarino Alison Lima, Nóbrega abrirá o festival com passos, saltos, giros e gingados – uma tentativa de aproximar o público, sensorial e intelectualmente, do rico universo cultural popular.

Por meio de performances, vídeos e falas, Nóbrega apresenta a sua visão sobre uma dança brasileira contemporânea, sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares, com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente. Ainda tomando a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, o artistas esboça uma interpretação da cultura brasileira, levando em conta sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – e popular – marginal e de substrato oral.

Nas palavras do próprio artista: “Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 70, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.”

O XIII Festival de Artes de Goiás acontece no Instituto Federal Goiás entre os dias 03 e 07 de novembro. A apresentação de Com Passo Sincopado começa às nove da manhã no Palco Circo. Informações e Inscrições: http://blogs.ifg.edu.br/festival2015

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR