Início » Releases » Antonio Nóbrega apresenta novo espetáculo de dança no Sesc Santos

Antonio Nóbrega apresenta novo espetáculo de dança no Sesc Santos

By Antonio Nóbrega | 25 maio 2015 | Sem Comentários


Em PAI, artista propõe uma união lúdica do imaginário corporal brasileiro com a dança ocidental

IMG_2536A Cia Antonio Nóbrega de Dança apresenta o novo espetáculo PAI no próximo domingo, dia 31 de maio, no Sesc Santos. O evento é parte da programaçao da Virada Cultural Paulista. Nóbrega dirige e atua ao lado dos sete bailarinos que integram a companhia.

Em PAI, o artista aprofunda a pesquisa em torno de uma dança brasileira contemporânea, resultante do diálogo criativo entre o imaginário corporal popular brasileiro e o universo de procedimentos e princípios técnicos desenvolvidos pela dança ocidental. O espetáculo traz à tona a presença do lúdico e a ausência do arquétipo paterno na arte e cultura brasileiras.

“Eu tenho muito essa preocupação de sistematizaçao de uma linguagem brasileira de dança a partir das matrizes populares, do mundo matricial popular. O que quer dizer, basicamente, do mundo materno da cultura brasileira. Dessa vez eu, além de tentar avançar nesse campo, quis trazer um tema, uma reflexão. E a minha reflexão é: onde é que o arquétipo do masculino se presentifica no mundo da dança brasileira? Eu procuro extrapolar essa questão, ainda, no sentindo seguinte: onde é que o arquétipo do pai está presente na cultura e na civilização brasileiras?” Afirma Nóbrega

A reflexão profunda e necessária não diminui o espírito brincante presente no palco. PAI é revestido de alegria, como lembra o próprio artista: “O espetáculo, como sempre dentro daquilo que eu faço, conserva aquele espírito de festa e de celebração. Porque sem isso não há espetáculo que se sustente. “

A música de PAI, que teve sua estreia no dia 05, no festival O Boticário na Dança,  é uma criação conjunta de Nóbrega com os jovens compositores e músicos Leo Gorosito e Rafael Alberto. A coreografia é uma criação coletiva de por Nóbrega, sua assistente Letícia Doretto e os demais bailarinos da companhia. A Iluminação é de Marisa Bentivegna e os figurinos de Eveline Borges.

 

SOBRE A CIA. ANTONIO NÓBREGA DE DANÇA

A Cia. Antonio Nóbrega de Dança nasceu extraoficialmente com o espetáculo Passo, em 2007. Sua segunda montagem, Naturalmente, foi premiada pela APCA como Melhor Pesquisa em Dança de 2009. Foi com Humus que o artista criou oficialmente a companhia em 2011 e com ele que ganhou, em 2013, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. A principal  característica do trabalho do grupo é a busca de uma dança brasileira contemporânea, fruto do diálogo entre a tradição ocidental de dança e popular brasileira.

 

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Antonio Nóbrega nasceu em Recife. Começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa  – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística. Afetado pela especulação imobiliária, o Instituto Brincante terá de deixar o imóvel que ocupa por decisão judicial e está em campanha de financiamento coletivo para a criação de uma nova sede (www.catarse.me/ficabrincante). O movimento começou com uma comoção popular espontânea que levou 10 mil pessoas a protestarem em uma Brincada no Parque do Ibirapuera pedindo #FicaBrincante.

 

ESPETÁCULO PAI – FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Antonio Nóbrega

Assistência de Direção: Letícia Doretto

Coreografia: Antônio Nóbrega, Letícia Doretto e demais bailarinos-criadores da companhia

Música: Antonio Nobrega, Leo Gorosito e Rafael Alberto

Figurinos: Eveline Borges

Iluminação: Marisa Bentivegna

Fotos: Silvia Machado

Preparação corporal: César Deleon

Direção de produção: Thereza Freitas

Palco: Wanderley D. Lasco

Coordenação Artística e Produção: Brincante Produções

Bailarinos-criadores:

Alisson Lima

Antonio Meira

Flaira Ferro

Letícia Doretto

Luciano Fagundes

Maria Eugênia Almeida

Mika Rodrigues

 

SERVIÇO:

Cia Antonio Nóbrega de Dança apresenta PAI

Onde: Sesc Santos –  (Como chegar)

Quando: Domingo, 31 de maio, às 18h

Entrada franca – Retirada de ingressos no dia do espetáculo, a partir das 10h, na Central de Atendimento. Limitado a 02 unidades/pessoa

Fotos em alta resolução

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

PRISCILA COTTA

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

55 11 97028.2187

NARA LACERDA

nara.lacerda@agenciafervo.com.br

+55 11 9 9643 3432

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

www.fb.com/agenciafervo

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR