Início » Blog » Com Passo Sincopado

Com Passo Sincopado

By Antonio Nóbrega | 24 novembro 2014 | Sem Comentários


 

15844325555_4917c66989_o

Com Passo Sincopado é o nome da aula-espetáculo que idealizei para reunir alguns solos de dança e reflexões sobre as danças populares brasileiras, sobre dança e cultura e sobre uma dança brasileira a que vou dando largas à imaginação…
Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 70, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – passos, saltos, giros, saracoteios, gingados, etc. – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.
E nem só para isso. Sinceramente falando, acho que a prática lúdica da dança nos ajuda em várias outras coisas. Do mesmo modo que a prática da música ou da poesia favorece o nosso desenvolvimento mental, ampliando e fortalecendo a nossa caixa cerebral de conexões neuronais, a dança também tem esse papel, só que com mais alguns outros valores agregados. Por exemplo: através de sua prática pode-se queimar boa parte do excesso de gordura ou triglicérides que porventura se tenha…, algo que com o exercício da poesia ou da música é muito difícil de se fazer, a não ser que, no caso dessa última, você passe dez horas por dia batendo e pinotando com um tambor de maracatu pesando sobre as costas! Um outro valor adicional da dança é que ela tem uma enorme função socializante e gregária. Se dança mais em conjunto ou em dupla do que solitariamente. E ainda mais: a dança é um excelente modo de “serotonizar” o organismo, de ajudar a aumentar a concentração de serotonina no nosso corpo. Portanto, amigos, dancemos, serotonizemo-nos todos! Muita coisa a mais pode ser dita sobre a dança, mas para que eu não esgote o meu assunto hoje aqui, convido-os a assistirem o meu Com Passo Sincopado. Estarei rodando com essa aula-espetáculo por aí, mas quem estiver em São Paulo na próxima sexta, dia 28, e quiser assisti-la, estarei apresentando-a no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP) às 17h. É só chegar.
Até lá.

Nobrega

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR