Início » Releases » Em novo trabalho, Antônio Nóbrega abarca natureza cultural do Brasil

Em novo trabalho, Antônio Nóbrega abarca natureza cultural do Brasil

By Antonio Nóbrega | 16 setembro 2014 | Sem Comentários


Série de quatro aulas-espetáculo foi batizada de ‘Mundo Mátria’ e tem primeira apresentação, gratuita, nesta sexta-feira (19/9, às 20h) no Instituto Brincante

Aproximar o público, sensorial e intelectualmente, do rico universo cultural popular brasileiro. É a isso que o multiartista Antônio Nóbrega se propõe na série de quatro aulas-espetáculo Mundo Mátria — uma linha de tempo cultural popular brasileira, trabalho inédito do pernambucano que terá sua estreia nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, no Instituto Brincante, com a apresentação da primeira aula. A entrada é gratuita, estando prevista distribuição de senha no local uma hora antes do início do espetáculo.

Desde os anos 1970, ao longo de todo o seu percurso como músico e dançarino, Nóbrega foi constatando que o mundo cultural popular brasileiro oferece um extraordinário campo de estudo e interpretação. Assim, veio gradativamente sistematizando uma reflexão sobre uma linha de tempo cultural popular do Brasil, que ora ganha expressão em Mundo Mátria. Uma reflexão, porém, entremeada por canções, danças e peças instrumentais de sua autoria, mas não só.

O primeiro encontro (19/09) é mais geral, dedicado a expor como se formou e se desenvolveu a linha de tempo cultural popular. O segundo (14/11, também gratuito e no Brincante) será dedicado à dança, o terceiro ao cômico e ao teatro populares e o quarto, à poesia e à música. “Quem sabe um melhor conhecimento e entendimento desse universo cultural não enseje novas práticas, caminhos e perspectivas de atuação para enfrentamento da desafiadora dinâmica sociocultural de nossa época?”, pergunta Nóbrega. Tanto na forma quanto no conteúdo, as aulas-espetáculos procuram, portanto, harmonizar o discurso com a performance, a teoria com a emoção.

#ficabrincante – Desde que o Instituto Brincante recebeu, no primeiro semestre, uma notificação para que deixasse o imóvel que ocupa há quase 22 anos, Nóbrega e sua mulher, a atriz e dançarina Rosane Almeida, têm contado com o apoio de milhares de pessoas ao redor do País para que suas atividades permaneçam no local. Na sexta-feira (12/9), o Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça que mande fazer audiência para evitar o despejo Brincante, localizado na Vila Madalena. Segundo nota publicada pela colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo, o promotor Mário Augusto Vicente Malaquias ressalta: “A questão transcende discussão sobre direito de propriedade. É medida de pacificação do conflito social”.

 

SERVIÇO:
Mundo Mátria — aula-espetáculo 1 (história e desenvolvimento)
Local: Instituto Brincante (Rua Purpurina, 428, Vila Madalena)
Data e horário: Sexta-feira, 19/9, das 20h às 22h
http://www.institutobrincante.org.br/eventos/43

 

Mais informações e agendamento de entrevistas:

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento
PRISCILA COTTA +55 11 97028.2187
priscila.cotta@agenciafervo.com.br

DENIZE GUEDES +55 11 99547.7073
denize.guedes@agenciafervo.com.br

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR