Início » Releases » Instituto Brincante realiza evento com “Brincada” e show de Antonio Nóbrega, dia 03/08, no Parque do Ibirapuera

Instituto Brincante realiza evento com “Brincada” e show de Antonio Nóbrega, dia 03/08, no Parque do Ibirapuera

By Antonio Nóbrega | 28 julho 2014 | Sem Comentários


 

Ameaçado de despejo, o Instituto Brincante, coordenado pelo multiartista Antonio Nóbrega e pela atriz, dançarina e educadora, Rosane Almeida, realiza, no dia 03 de agosto (domingo), a partir das 16h, um evento de mobilização em prol do movimento #ficabrincante, que tem alcançado milhares de pessoas pelas redes sociais.

A programação terá início com uma “Brincada” em frente à plateia externa do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer em que professores, alunos e ex-alunos do Brincante, além de artistas convidados, vão conduzir atividades de dança, música, oficinas de brinquedos e brincadeiras.

 

E domingo haverá uma “Brincada” no Parque do Ibirapuera. Um jeito brincante de se manifestar que começa às 16h com a participação de artistas de diversas linguagens e termina com show de Antonio Nobrega noAuditório Ibirapuera às 18h: http://migre.me/kGAnJ

“Queremos reunir artistas de São Paulo de todas as linguagens como acróbatas, palhaços, dançarinos e contadores de histórias”, diz Rosane Almeida. Em seguida, às 18h, Antonio Nóbrega e músicos sobem ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyerpara um show com muita música e dança.

Durante a apresentação, serão exibidas cenas do filme Brincante, dirigido por Walter Carvalho sobre a trajetória artística de Antonio Nóbrega, cuja estreia está prevista para novembro. O evento termina com uma grande ciranda, onde todos poderão tocar cantar ou dançar numa mesma roda.
Espaço fundado em 1992 pode encerrar atividades

O Instituto Brincante, centro de estudo e pesquisa de arte e cultura brasileira que há 21 anos ocupa um espaço de 800 m2 na Vila Madalena, está com a manutenção de suas atividades ameaçada. Seus dirigentes — o cantor, dançarino e pesquisador Antonio Nóbrega e sua mulher, a atriz e dançarina Rosane Almeida — receberam em 20 de maio uma notificação que pedia a desocupação do imóvel em 30 dias, a contar daquela data, sob pena de ajuizamento de ação de despejo. O casal tem prorrogado judicialmente a permanência no local — que provavelmente estaria vendido para a incorporadora Pedra Forte, de grande atuação em empreendimentos imobiliários no bairro da zona oeste de São Paulo.

A publicação dessa notícia no portal Catraca Livre, no dia 8 de julho, provocou grande repercussão entre professores, alunos, parceiros e admiradores do Brincante, que logo saíram em defesa da manutenção do espaço cultural no local pelas redes sociais (com a hashtag #ficabrincante). Rapidamente, começaram então a surgir ações no sentido de chamar a atenção para o caso e mobilizar a maior quantidade de pessoas. Desde alunos que criaram uma página no Facebook (https://www.facebook.com/ficabrincante), a fotos de apoiadores Brasil afora segurando um papel onde se lê #ficabrincante.

O Instituto Alana, que já colhia depoimentos que pudessem gerar mobilização, também logo disponibilizou um vídeo em que Rosane questiona qual o lugar da cultura na cidade?, em meio a especulação imobiliária e o seu poder econômico. Tanto Rosane como Nóbregatêm se manifestado e pedido apoio por meio de suas contas no Facebook e da página do Brincante na rede social.

Fotos do show de Antonio Nóbrega no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, na Virada Cultural 2014: https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/sets/72157645897173624/with/14541592789/

Sobre a disputa imobiliária

A advogada Renata Maluf, que representa o Brincante, explica que “o proprietário da área, César Alves entrou com um pedido de liminar para a desocupação na 5ª Vara Cívil do Forum de Pinheiros dia 21/07. Se a liminar for concedida, o Brincante tem 15 dias para sair”.

Para evitar que isso ocorra, Renata está ajuizando uma medida cautelar inominada pedindo liminar para impedir a retomada do imóvel. Os argumentos são: equiparação do Brincante a uma escola formal fiscalizada pelo Ministério da Educação, o que impediria o despejo; falta de boa fé contratual (na ação, sustentam que não fizeram a venda do imóvel, mas Cesar Alves confessou que o vendeu) e; obrigação de garantir o direito de preferência ao Brincante em razão da venda realizada. Segundo Renata. “além da medida cautelar, vamos preparar defesa na ação de despejo utilizando os mesmos argumentos”.

Números do Brincante

Localizado na Rua Purpurina, 428, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, o Brincante foi fundado pelo casal de artistas Antonio Nóbrega e Rosane Almeida em 22 de novembro de 1992. Tornou-se Ponto de Cultura em 2004 e adquiriu o status de instituto em 2 de março de 2001. Ao longo de mais de duas décadas, acumula números expressivos no trabalho de promoção da cultura brasileira. Confira:

 

 

Antonio Nóbrega

Biografia, discografia e outras informações: www.antonionobrega.com.br/site

 

Sugestões de foto:

Show de Antonio Nóbrega no próprio Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, na Virada Cultural 2014: https://www.flickr.com/photos/antoniocarlosnobrega/sets/72157645897173624/with/14541592789/


Serviço: Brincada e show de Antonio Nóbrega #FicaBrincante

Dia 03 de Agosto (domingo), a partir das 16h

 

“Brincada” com música, dança, oficinas de brinquedos e brincadeiras seguida de show de Antonio Nóbrega (início previsto: 18h)

 

Evento da Brincada no FB: https://www.facebook.com/events/802461276451340/?fref=ts

 

 

Área externa do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Av Pedro Álvares Cabral  ,s/n –Portão 2 do Parque do Ibirapuera

Informações para o público: www.auditorioibirapuera.com.br

Tel: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br .(Entrada para carros pelo portão 3)


Assessorias de imprensa:

 

 

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

 

Priscila Cotta

(11) 97028-2187

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

 

Denize Guedes

(11) 99547-7073

denize.guedes@agenciafervo.com.br

 


Silvio Taretto

(11) 3571-1401  | 98377-9222

quality9000@uol.com.br


Caroline Zeferino

(11) 3629-1017 | 96461-0346

imprensa@auditorioibirapuera.com.br

 


2PRÓ Comunicação

alana@2pro.com.br

Myrian Vallone
Anne Dias

Paula Teles

Tels. (11) 3030.9461 / 9460 / 9464 / 9435

PRINCIPAIS ASSUNTOS

FACEBOOK

FLICKR